No dia 16 de Maio assinalou-se o Dia Internacional de Histórias de Vida. A Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas associou-se aos projectos Memóriamedia e Museu da Pessoa Portugal para a comemoração deste dia e na defesa da seguinte causa:
Todas as pessoas têm um papel na sua comunidade; ouvir as suas histórias é uma forma de promover a integração pessoal e social; é uma forma de promover a identidade e memória colectiva.
No âmbito das comemorações, várias bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas participaram no evento Uma Biblioteca, Uma História de Vida, Um Registo, tendo registado em vídeo um episódio da história de vida de um convidado. Os vídeos serão disponibilizados a 30 de Junho no sítio do projecto Memóriamedia.
Bibliotecas Municipais participantes: Alcanena, Alijó, Alvaiázere, Anadia, Arouca, Braga, Boticas, Cartaxo, Castelo de Vide, Castro Marim, Castro Verde, Espinho, Guarda, Lagos, Loulé, Lousada, Mealhada, Moita, Montalegre, Nazaré, Odivelas, Oeiras, Porto, Proença-a-Nova, Reguengos de Monsaraz, Ribeira Grande, Seixal, Tábua, Tabuaço, Tavira, Torres Novas, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira, Vila Velha de Ródão e Viseu.
Para saber mais consulte os sítios www.memoriamedia.net e www.ausculti.org.